Alheiras de Mirandela, mas não mergulhadas em gordura

Deixei de comer alheira porque, apesar de ser feita com carnes magras (frango,coelho) insistem em as fritar em óleo, ficando demasiado indigestas para o meu gosto.
Não sei se há quem faça como eu, mas aqui vai uma sugestão, de comer e chorar por mais :)

Corte as pontas da alheira e, horizontalmente, dê um corte na pele, confira bem que a parte de cima fica completamente separada da parte de baixo porque se não o fizer, em vez de uma alheira, fica com um Monte de alheira.
Coloque no forno a assar dentro de um pirex que nem precisa de gordura, nem sequer precisa de virar as alheiras.
Na imagem, pode ver que a pele que ficou assente no pirex enrola automaticamente e a de cima (se não a deixar torrar demais) sairá com muita facilidade. Pelo pirex pode confirmar que nem sequer deitaram gordura e assim, já pode acompanhar com, o pecado de, umas batatas fritas e um ovo, estrelado num pingo de azeite.

12 comments:

  1. Sou louca por alheiras, normalmente grelho-as, mas vou experimentar assa-las no formo. Devem ficar divinal.

    Bom fim de semana e beijinhos doces, Ava.

    ReplyDelete
  2. Ava
    Experimente, mas cuidado, tenha atenção se corta a pele, à volta, senão repuxa e não fica tão linda :)
    Beijinho

    ReplyDelete
  3. Não sei porquê, mas alheira é coisa que não me seduz Isa. Não conhecia este teu outro espaço. :)

    ReplyDelete
  4. almighty yellowphant
    Pois olha que é de experimentar, mas desta maneira porque nos restaurantes fritam-nas em óleo e ficam horríveis.
    Como é feita de carnes magras, nem sequer têm muitas calorias.
    E este espaço nasceu primeiro, só que o deixei ficar um bocadinho às moscas lol

    ReplyDelete
  5. Aqui não há farinheiras :( - gosto delas no cozido... que saudades. Na proxima visita a Portugal vou comer cozido à portuguesa aos montes.

    ReplyDelete
  6. Marota, isto não é farinheira nem é nada igual (só na forma) é alheira.

    ReplyDelete
  7. Desde que o meu filho mais novo me limpou os ouvidos, não só ando a ouvir mal, também ando a ler muito mal. Acho que vou ter que ir ao psicologo ou melhor, vou começar a beber menos. Realmente estava a achar estas farinheiras muito cheinhas... Bem Bonote...

    ReplyDelete
  8. Marota
    Com que então farinheiras cheinhas, deviam estar a precisar de ginástica lol

    ReplyDelete
  9. Boa ideia!
    Passei par conhecer o blogue e gostei muito, obrigada pela partilha.
    Boa semana :)

    ReplyDelete
  10. EMPRESÁRIA DE SUCESSO

    É pena que para este blogue eu não tenha muito tempo, ando preocupada com outros assuntos e a escrever mais no meu outro blogue, no entanto, de vez em quando, dou aqui uma dicas.
    Obrigada pela visita :)

    Bjos

    ReplyDelete
  11. Isa,

    Vim aqui parar porque a tenho visto na casa de amigos comuns.
    Depois, escolhi entrar neste Blog pelo seu nome.
    Curiosamente adoro cozinha e a língua inglesa é a minha segunda língua mãe :))

    Neste post, porque eu própria faço as minhas alheiras e nunca, mas nunca, as comeria fritas...
    A sua dica é muito boa, sem dúvida! Embora eu faça de outro modo.
    Coloco cada alheira num pirex individual e redondinho.
    Como sou eu que as faço, não encho demasiadamente a alheira, assim ela ao ser levada ao forno, ligando o grill, incha sim, mas nunca rebenta.

    Sirvo sempre, com batatas cozidas e grelos à lavrador (cozidos e posteriormente salteados em azeite e alho). Um ovinho fica sempre bem, mas também pode ser colocado no mesmo pratinho da alheira, bem lá no meio. Fica delicioso e bem menos calórico.

    Parabéns pelo Blog!
    Obrigada pela informação que dá e as sugestões culinárias.
    Voltarei.

    Bom fim de semana.

    Na casa do Rau

    P.S.Também publico sobre este tema no Saúde e Alimentação.

    ReplyDelete
  12. Fernanda

    Por acaso nunca ninguém me deu uma receita parecida com a tua, esta inventei porque adoro alheiras mas a gordura fazia-me mal ao estômago e vai daí experimentei e já não as quero de outra maneira, apesar das minhas alheiras serem de compra que não se comparam, de certeza, com as tuas alheiras caseiras (sortuda) ;)

    Bjos

    ReplyDelete