Lavar um recipiente ( tampa com furos), escorrê-lo bem mas, sem o limpar, polvilhá-lo, levemente, com farinha, como se fosse uma forma de bolos.
Lavar os caracóis, com cautela para não partir as cascas, escorrê-los bem e guardá-los lá dentro e, pelo sim pelo não, ponha um peso em cima da tampa, se não quiser andar a apanhar caracóis pela casa toda ;), mas de modo a que ainda fiquem furos destapados.
Os caracois irão comer a farinha e, durante 2 / 3 dias, repetir esta operação 2 a 3 vezes ao dia. Quando os caracois começarem a deitar a farinha em 2ªmão ;) estarão bem limpos e livres de qualquer erva que tenham ingerido e que seja prejudicial à nossa saúde.
Antes de os cozinhar, lavá-los em várias águas (10/15vezes) até quase não se sentir a baba.
Aconselho que depois da última lavagem, verifique e vá pondo noutro recipiente os que estão, mesmo, bem vivinhos, retire os que possam estar mortos ou partidos, mais vale perder um pouco de tempo mas ter a certeza que estão todos de boa saúde ;)
Ponha-os numa panela e cubra com água Fria, até 2 dedos acima dos caracóis (1 /1,5Kg), junte 1 cebola partida em quartos, 4 dentes de alho descascados e inteiros, 1 ramo de oregãos (ou 4 colheres de sopa mal cheias de folhas de pacote), 1/2 cubo de caldo Knorr de galinha, 1 folha de louro, 4 colheres de sopa de azeite, sal, pimenta e, no caso de se gostar, mais 1 malagueta de piri-piri.
Tapar a panela com uma tampa e pôr ao lume, muito, mas Muito baixinho, para eles ficarem mais fáceis de comer e com mais paladar. Geralmente demorará, mais ou menos, 2 horas e antes de apagar o lume, prove um para ver se está bem cozido e, também, o molho para conferir se está bom de sal e, nessa altura, pode acrescentar mais um pouco se necessário.
Devem ser cozinhados 5/7 horas antes de os comer, para dar tempo a que o paladar do molho passe para os caracóis.
Eu gosto acabadinhos de fazer...
ReplyDeleteE já congelaste caracois?
Miguel
ReplyDeletePensava que o Alf gostava mais de gatos lol
Por acaso há quem diga que eu tenho a mania de congelar tudo, mas essa dos caracois nunca experimentei e calculo que seja depois de cozinhados :)
Para congelá-los o ideal é fazer logo por doses...
ReplyDeleteTens de separar os caracois do molho e congelar em recipientes diferentes.
Depois, agarras no molho e aqueces. Pode ferver. Quando estiver quente deitas a tua dose de caracois e fazes como se faz com o camarão congelado. Deixas 2 ou 3 minutos a ferver só para ficarem quentes e estão prontos.
Se os aqueceres da maneira normal fica demasiado cozidos e com aquele toque de requentado que, pelo menos eu, não gosto. Mas como tu gostas deles comidos muitas horas depois de feitos...
Bem, é uma maneira de ter caracois em casa o ano todo!
(esta verificação de palavras é irritante... já te tinha dito?)
Miguel
ReplyDeleteAcho uma boa ideia, essa de congelar o molho à parte e faz todo o sentido.
Camarão congelado cozido só, raramente, o utilizo em omeletes porque uso sempre o camarão (congelado cru)e cozo-o na hora, entra na água a ferver e coze durante 3 a 5 minutos, conforme o tamanho (até enrolar a cauda) em água com muuuuito sal e retiram-se, imediatamente, para um alguidar com água/gelo/muuuuito sal (previamente bem dissolvido na água) e ficam óptimos. O camarão demasiado cozido fica mole.
A água fria tem de ficar salgadinha e para quem não tiver prática o melhor será pôr a água a refrescar previamente no frigorífico, em vez de gelo) para poder ter, melhor, a noção do sal que será sempre bastante, senão o camarão fica sem sabor.Mas só ficam bem com estes dois pormenores certos, água muito gelada para arrefecerem imediatamente e ficarem rijinhos e a água bem salgadinha para o camarão apanhar o sabor neste processo tão rápido.
Quanto à verificação de palavras concordo que irritam, penso que o outro blogue já não tem, mas já nem sei, por causa das remodelações que a minha filha fez, (reclamando sempre que sou pior que os clientes americanos... muito chata) lol
Camarão cozido congelado não aqueço... deixo descongelar.
ReplyDeleteReferia-me ao não cozido, no sentido de ser uma cozedura rapida, só para os aquecer, no caso dos caracois. Acho que demasiado cozidos também ficam moles...
Miguel
ReplyDeleteNão notas que esse que deixas descongelar fica esquisito e de casca meio mole, nada igual ao das cervejarias?
E demora mais tempo do que fazer como eu disse :)
É raro comprar camarão desse exactamente porque tem essa tendência!
ReplyDeleteNormalmente compro camarão da marca Primeiro de Julho, seja cozido ou cru.
O que eu notava no camarão cozido, com casca, é o que dizes. Muitos vêm meio moles...
Às vezes comprava sem casca para as saladas mas não tinha aquela sabor normal e natural do camarão... Era mais sabor a peixe, digamos...
Depois descobri esta marca e o camarão sabe a camarão mesmo e não vem mole. Muito fixe, e pratico. Optimo para saladas, basta deixardescongelar, ou para fazer frito com alho.
Eu compro na Makro mas encontras no Pingo Doce também. Nos outros sitios não sei.
Este problema do marisco congelado não saber ao que deve acontecia-me bastante. Por exemplo, eu gosto imenso de mexilhão, que também uso nas saladas ou para fazer frito com alho. Não conheço nenhuma marca que tenha miolo de mexilhão que saiba a mexilhão. Congelado só têm o sabor normal as embalagens onde ainda vem na meia concha, daqueles grandes Green Shell.
Outro exemplo é com os buzios. Nem sempre se encontram cozidos de qualidade e os congelados podem servir mas tinham o mesmo problema: o sabor alterado.
mas descobri na Makro, da marca deles (Horico, acho) e são muito bons e é bastante pratico.
Miguel
ReplyDeleteExperimenta cozer como eu disse porque depois de duas ou três vezes, fica tão fácil, como saltar à corda lol
GT,
ReplyDeleteQuando cozo faço como dizes... E ficam bons!
Mas nem sempre me apetece cozer meia duzia de camarões... por isso gosto de ter alternativas praticas e boas na mesma.
Miguel
ReplyDeleteMeia dúzia? Então também não deves fazer... 1 ovo estrelado lol
Não!
ReplyDeleteNem mexido!
Mas ontem fiz bife com molho roquefort... porque estavam cá os miudos...
Miguel
ReplyDeleteO que uma pessoa faz pelos miúdos...
especialmente, quando são o nosso ponto fraco.
Aí compreendo perfeitamente, pronto... amoleci, já nem te gozo com o ovo :)
:)
ReplyDeleteIsa!
ReplyDeleteEscargots ou caracóis, chamem-lhe o que quiserem...eu não como!!!
Posso estar a perder um manjar dos deuses, mas não há quem me convença... no thank you!!!
Li os comentários sobre o camarão e as suas técnicas de preparação.
Faço-os igual em tudo como sugere, mas não preciso de água gelada e salgada.
A água salgada vai acabar por ser parcialmente ingerida, o que evito.
Prefiro passá-los por água fria imediatamente após a cozedura, que deve ser mesmo de 2 a 3 minu6tos, nada mais.
Ficam sempre durinhos e a casca nunca cola.
Obrigada pela visita ao Saúde e Alimentação.
Bjos.
Ná
Fernanda
ReplyDeleteAcho que nem sabe o que perde ;))) e até fazem bem à saúde e já nem falo das caracoletas lol
Eu prefiro caracois que seja eu a limpar, assim, dou-lhes a comer tanta farinha ou rodelas de batata, quase uma semana que quando os cozinho, já estão transparentes de tão limpos e são, mesmo, deliciosos :)
Bjos